Benefícios da Noz para a saúde

 

noz é uma fruta portadora de uma semente seca, poucas vezes encontradas com duas. É oriunda da árvore nogueira (Juglans regia L).

Essa árvore é originária da Ásia que chegou à Europa por volta do século IV.

As nozes compõem a ceia natalina e podem ser consumidas naturalmente ou utilizadas em doces, bebidas, torradas ou como

ingredientes de refeições cruas. Cabe acrescentar que também é amplamente utilizada na estética, visto que o óleo é retirado

das nozes espremidas.

 

noz

 BENEFÍCIOS DA NOZ

  1. Prevenção do câncer de mama

 

Com base em estudos feitos, evidenciou-se que as nozes podem ajudar a prevenir o câncer de mama. A inclusão das nozes nas refeições diárias se mostrou benéfica após o diagnóstico da doença, visto que elas reduziram a velocidade em que as células malignas cresciam. Contudo, há um aspecto negativo quanto a esse benefício: é necessário consumir 14 unidades por dia. O ponto é que a indicação é que seja consumido, no máximo, dez nozes diariamente, haja vista o seu alto teor calórico e gorduras poli-insaturadas.

 

  1. Manutenção da saúde cardiovascular

 

As nozes contribuem consideravelmente com a diminuição dos níveis do mal colesterol, o LDL, e, com a melhoria da qualidade do sangue, diminui a possibilidade de coagulação e inflamação em excesso. Além disso, beneficiam o trabalho das células endoteliais, que se encontram nos vasos sanguíneos.

O aminoácido arginina presente nas nozes ajuda com a produção de um elemento que relaxa os vasos sanguíneos: o óxido nítrico.

 

  1. Auxilia na prevenção do câncer de próstata

 

Estudos mostram que o consumo de 85g de nozes diariamente traz reduções significativas do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, a ingestão de uma porção deste tamanho de nozes contempla um alto teor calórico, logo, é preciso ter cuidado.

 

  1. Saúde dos ossos

 

Ingerir grandes quantidades de nozes faz com que abaixem as taxas sanguíneas de elementos do colágeno, necessários para indicar o volume do osso. Quando seus níveis estão baixos, significa que há menor perda de mineral dos ossos.

 

  1. Balanceamento do nível de açúcar no sangue

 

As proteínas nas nozes são fundamentais para que as taxas de glicose no sangue permaneçam estáveis. Uma pesquisa realizada mostrou que o consumo de oleaginosas pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

  1. Ganho de massa muscular

 

Os benefícios das nozes para ganho de massa muscular são pouco considerados, entretanto, 100 gramas de nozes trazem 20 gramas de proteínas em sua constituição, nutrientes importantes para a formação e reconstrução dos músculos. Diante disso, incluir uma porção controlada de nozes após os treinos pode contribuir com o estímulo a hipertrofia.

Posto isso, é necessário integrar uma alimentação com treinamentos de musculação para que haja o ganho de massa muscular.

 

  1. Melhora o sono

 

Devido à presença de um composto que induz o sono, a melatonina, as nozes podem influenciar no desejo de dormir e fazer com que a noite de sono tenha um desempenho melhor.

 

  1. Combate ao estresse

 

Tendo em vista a presença de fibras, antioxidantes e ômega 3, as nozes dispõem de atributos que vão contra o estresse.

 

  1. Longevidade

 

Estudos comprovam que quem tem o costume de consumir nozes tem 40% menos chances de padecer de câncer e 55% menos propensão de falecer devido à doença cardiovascular.

 

  1. Qualidade do sêmen masculino

 

Homens que adicionam às suas refeições habituais 75 gramas de nozes por dia experimentam uma melhoria na qualidade do sêmen em relação aos que não comem a mesma quantidade.

 

PROPRIEDADES DAS NOZES

As frutas, folhas e casca são usadas na medicina tradicional asiática para o tratamento de náuseas, inflamações, gonorreias e para

baixar os níveis de colesterol.

Tendo em vista as inúmeras propriedades nutricionais, antioxidantes e anti-inflamatórias, as nozes são um item indispensável na

dieta de quem preza pela qualidade de vida, saúde e bem estar.

No que se refere à quantidade de benefícios trazidos pelas nozes, elencamos os ácidos graxos poli-insaturados, ácido fólico e

magnésios, componentes esses que, uma vez consumidos, ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Sabe-se que as nozes dispõem de propriedades que colaboram com a boa circulação do sangue, aumentando a fabricação dos glóbulos vermelhos. Outra propriedade essencial é que os antioxidantes que as nozes contêm, quando consumidos com frequência, ajudam

no tratamento de Alzheimer. Diante disso, pessoas que possuem propensão a desenvolverem essa doença ou que já padecem ela,

tiram bons proveitos quando adicionam as nozes à alimentação.

 

noz propriedades

 

Nessa perspectiva, o consumo de frutos secos ricos em antioxidantes ajuda a minimizar os efeitos da doença, visto que eles retardam

o envelhecimento das células, impedindo que elas se oxidem e inflamem, fator principal que essa doença comece a se desenvolver.